top of page

Os caminhos vão se dando e construindo... Total! Sempre com, nunca para!

Sim e, hoje teve um ato bem bonito, sabe?!


Dia 19/08 Ato Nacional do Movimento da População em Situação de Rua.


Fica aqui um pouco do registro de uma data muito importante para o movimento, pessoas em situação de rua, profissionais e sociedade civil. Fica aqui um momento importante para nossa cidade de Fortaleza!


O ato teve inicio bem cedo! Com café da manhã daqueles, música e encontros. A Fortaleza ia abrindo mais seus braços. Sim, gente, é de braços abertos que torna mais acolhedor os encontros! São os encontros que nos fortalece!


A manhã estava bem bonita e aos poucos, as pessoas iam chegando à Pastoral do Povo da Rua, local de concentração do ato. Em instantes já tinha um grande quantitativo de pessoas. Era possível ver mágica nos rastejar de chinelos e nos pés descalços que ali chegava. O ato ia ganhando caldo e força!


Minutos depois, nos colocamos na avenida! Sim, era chegada a hora de seguirmos! Era hora de sairmos e fazermos nosso percurso. Palavras de reinvindicações, cantigas e buzinas, davam o tom da manifestação, que, diga-se de passagem, foi muito bonito e fortalecedor. Todos e todas pegavam o microfone e davam seu recado. Caminhávamos em direção ao gabinete da Prefeitura de Fortaleza.

Chegando lá, paramos em frente e mais verbos foram soltamos. Mesmo em baixo de um sol, o pessoal não se cansava. Seguiam falas reivindicando melhorias nos equipamentos que assistem a galera, bem como palavras que fortalecia todo o grupo nesse dia. Falava-se para demarcar sim o local de um fazer política em ato. Ato político do povo de rua! A voz era combustível de luta! E, eu, humildemente com minha câmera, gritava atrás dela, sendo um olho que fotograva e falava ao mesmo tempo.


Ao sair do palácio do Prefeito, fomos em direção ao viaduto do centro, aquele perto do Mercado Central, sabe?! Pois é, lá foi o grande momento do ato. Fizemos um minuto de silêncio para as pessoas que estão em situação de rua e que foram assassinadas, bem como da galera que tá em situação de rua aqui na cidade e que foram mortos pela Fortaleza que assassina. Foi muito forte ver o pessoal de rua falando em memorias de sua companheirada exterminada! A oração de São Francisco tomou meus olhos. Chorei e, por um instante, desliguei a câmera e segui no silêncio que falava!


Saindo de lá debaixo do viaduto ocupamos o centro da cidade de Fortaleza. Passamos pelo Passeio Público até chegar à Praça do Ferreira. Se criava no centro da cidade um circuito, um mapa, que era costurado por luta e reivindicações. Em seguida, seguimos em direção a Praça dos Leões aonde teve capoeira, roda de samba e mais encontros. Esses que falo no começo e mais uma vez reforço: São os que nos salvará!

E para completar, nesse dia em questão, houve encontros com o pessoal que trabalha nos equipamentos que atendem a galera da rua, bem como houve várias entrevistas feitas. Narrativas fortes e sensíveis. Descobri sambistas, artistas, ativistas... Tudo na rua, quer dizer, nas ruas! Na rua tem e cabe de tudo! Como tudo da rua pode ocupar um espaço instalativo? Eis um desafio... De fato, são ruas, certo?! Então é delas que tentarei ficar com que mais me atravessa, me marca. Não como um mero colonizador que vai pra um local e extrai suas coisas, mais como um peregrino que caminha e ao caminhar, percebe que também se aprende e se assimila coisas que precisam ser repassadas...


Nesse dia, tive outra ideia de utilizar a instalação como espaço de galeria, aonde por meio do trabalho que Fazo, educador social, faz no Centro de Convivência em Fortaleza, aglomeraremos obras dos artistas da rua dentro da galeria. Hehehehehe. A instalação deixará de ser só minha e será nossa! Ganhará mãos de artistas independentes das ruas, como de diretores e diretoras de arte da rua. Sim, na rua tem diretores e diretoras de arte!

Satisfação Total!

FORÇA E LUTA, JUNTOS!


Por uma Fortaleza que escute os ecos que saem debaixo das pontes, vielas e praças. Das ruas que se cruzam e descruzam... Parafraseado o poeta Ray Lima, afirmo: o que tem dentro é gente ainda!


Ah! Breve vai rolar o vídeo de todo o ato! Colocaremos na Instalação? hehehehehe

Por uma instalação que produza ruídos!


Nos cuidemos, gente!

Bjo


 o MANIFESTo do artefato:

 

Este é um ótimo espaço para escrever um texto longo sobre a sua empresa e seus serviços. Você pode usar esse espaço para entrar em detalhes sobre a sua empresa. Fale sobre a sua equipe e sobre os serviços prestados por você. Conte aos seus visitantes sobre como teve a idéia de iniciar o seu negócio e o que o torna diferente de seus competidores. Faça com que sua empresa se destaque e mostre quem você é. Dica: Adicione a sua própria imagem clicando duas vezes sobre a imagem e clicando em Trocar Imagem.

 próximos EVENToS: 

 

31/10/23:  Exposição de Arte Escandinava

 

6/11/23:  Arte em Vídeo Pelo Mundo

 

29/11/23:  Palestra: História da Arte

 

1/12/23:  Festival de Cinema Indie 2023

 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page